RESERVAS / Transferes em Todo o País

Fechar

Tour Vale doDouro

Local único do Mundo. Região produtora do néctar dos Deuses. O Famoso Vinho do PORTO.

Esta viagem poderia começar a bordo de um barco rabelo que desce o rio Douro. Presos nas margens, os olhos saltam de socalco em socalco para beijar os cachos que brilham sob o sol. Na corrente, navegam séculos de História numa dança repetitiva de cores. Azul, verde, ouro. Rio, vinhas, céu. Com a mão, ergue-se um copo e enche-se o ar de delicados aromas de um néctar único. Brinda-se, bebe-se e partilha-se um dos vinhos mais famosos do mundo. Numa viagem que nos leva de volta à cidade que lhe dá o nome, o Porto. 

Sejam bem-vindos à nossa Rota do Douro.






  • 1. Casa de Mateus
  • 2. Museu do Douro
  • 3. Real Companhia Velha
  • 1. Casa de Mateus
  • 2. Museu do Douro
  • 3. Real Companhia Velha
  • 1. Casa de Mateus

    A Casa de Mateus - mandada construir, na primeira metade do século XVIII, por António José Botelho Mourão, 3º Morgado de Mateus – tem a sua arquitetura barroca atribuída a Nicolau Nasoni, em parte pelo estilo e semelhança com outras obras da sua autoria.

    O esplendor barroco da fachada principal e da riqueza da decoração, composta por cimalhas curvas, frontões, pináculos e estatuária, contrapõe-se à racionalidade da planta e da métrica.

    A entrada conduz-nos a uma sala central e daí para os quartos e demais divisões do Solar, em todas elas destacam-se os tetos  forrados com painéis trapezoidais em madeira e mobiliário de grande beleza e valor histórico. Os jardins de verde luxuriante abrem-se para um cenário único sobre os vinhedos em redor.

    O Solar de Mateus tornou-se mundialmente famoso nos rótulos do conhecido vinho Mateus Rosé.

    Em 1911, a Casa de Mateus é classificada como Monumento Nacional.

  • 2. Museu do Douro

    A memória, a cultura e a identidade da região vinhateira do Douro – consagrada com o Estatuto de Douro Património Mundial pela UNESCO como paisagem cultural, evolutiva e viva – estão preservadas neste museu, criado em 1977. 

    Instalado numa casa senhorial, o Museu do Douro é constituído por uma área de exposições, um centro de documentação, um arquivo, uma biblioteca, uma sala de leitura, uma oficina de conservação e restauro, um restaurante, uma loja e um wine bar.

    É aqui que se contam as histórias do vinho, do vinhedo, das encostas e do nobre rio que lhe dá o nome.

    Em 2011, o seu mérito e importância na preservação da identidade cultural da Região do Douro foram reconhecidos com uma menção especial do Prémio de Museu Europeu do Ano.

  • 3. Real Companhia Velha

    A Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro, também denominada Real Companhia Velha, nasce a 10 de Setembro de 1756, por Alvará Régio de El-Rei D. José I, sob a proteção do seu Primeiro-Ministro, Sebastião José de Carvalho e Mello (Marquês de Pombal). Constituída pelos "principais lavradores do Alto-Douro e homens Bons da Cidade do Porto, à Companhia foi confiada a missão de sustentar a cultura das vinhas, conservar a produção delas na sua pureza natural, em benefício da Lavoura, do Comércio e de Saúde Pública".

    Dos inúmeros serviços prestados pela Companhia à causa pública, destaca-se como o mais notável, devido à sua enorme importância, a chamada "Demarcação Pombalina da Região do Douro", levada a cabo entre 1758 e 1761 pelos Deputados da Junta da Administração da Real Companhia Velha.

    Assim nasceu a região dos vinhos de Feitoria do Douro, a mais antiga região demarcada do mundo.

    Hoje em dia, a Real Companhia Velha é a principal produtora de Vinho do Porto e proprietária de algumas das melhores Quintas da Região do Douro onde são produzidos os famosos vinhos desta bissecular Companhia.

Mínimo 2 pessoas

0€

por pessoa

Frequência : Todo o ano
Reserva obrigatória

Nota: Entradas em monumentos e almoços não estão incluídos no preço. Caso pretenda uma rota à medida, por favor contacte-nos.

Duração: 8 horas

Array
(
    [reservas] => 0
    [instagram] => https://www.instagram.com/histoury/
    [facebook] => 
    [youtube] => 
    [analytics] => 

)
Reservar